Editorial JS61 - Anónimo ou invertebrado?

Classificam-se de invertebrados os seres vivos que desprovidos de coluna vertebral se movem rastejando, dos quais algumas espécies se refugiam na penumbra, para agirem sem serem detectados.
Já aqui referi noutra ocasião e a propósito de quem confundia o anonimato com a liberdade de expressão, o quanto é contrária uma coisa de outra. Quem interveio politicamente na clandestinidade sabe isso muito bem…
Vem isto tudo a propósito do período quente porque politicamente vamos passar, os métodos com que alguns preferem fazer a sua intervenção politica e a cumplicidade com que outros, não a fazendo directamente, partilham dos mesmos métodos porque, obviamente também assim lhes convém.
O pior é quando o feitiço se vira para o feiticeiro e os anónimos difamantes também se tornam difamados no anonimato. Apanhados na teia serviçalmente comprometedora do descrédito com que se ocupam a tentar descredibilizar os outros…
Efectivamente se como diz o ditado “só quem tem coluna vertebral é que pode ter dores nas costas”. Também só pode ser responsabilizado por aquilo que diz, ou escreve, quem assume identificadamente as suas afirmações.
Porque vivemos em democracia e a liberdade de expressão é-nos muito preciosa, o Jornal do Seixal, não serve de locomotiva a mercadorias de anonimato e por isso cartas, comunicados e mensagens anónimas, seja a propósito do quê e de quem forem (e temos recebido muitas, ultimamente) só têm um destino… e não servem para edição.
Seria sensato que em todos os suportes assim fosse, mas como em cada lugar, também neste sector, cada um tem a sua postura, por isso cada um move-se como consegue…

Política - PCP apresentou candidato à imprensa

Alfredo Monteiro é uma referência no concelho da região e por isso o melhor candidato para a CDU nas próximas eleições autárquicas, assim o afirmaram Bruno Santos e Nuno Costa, responsáveis do PCP, numa conferência de imprensa que promoveram para apresentação do candidato à comunicação social, a semana passada, no Seixal.
Com o objectivo de criar à partida uma relação de proximidade entre a candidatura e os órgãos de imprensa locais e regionais, os responsáveis do PCP, consideraram necessário formalizar esta apresentação à imprensa tendo em conta que este ano, é especial dadas as três eleições determinantes que se aproximam, sendo a escolha para cabeça de lista da CDU o culminar de um processo de mais de um ano de auscultações internas e externas do PCP. Onde Alfredo Monteiro colheu a referência de um apoio inequívoco à recandidatura para presidente de Câmara, de forma natural e unânime.

Um mandato decisivo
Com base no caminho para o desenvolvimento, dando continuidade e aprofundamento do projecto do Poder Local no concelho do Seixal, o candidato referiu alguns dos eixos centrais, como a aprovação do novo PDM cuja proposta se encontra elaborada e com o calendário apenas dependente das decisões do Governo e da CCDR e que irá em breve para discussão pública. Apontando a sua aprovação como um importante passo trará maior qualidade urbana e maior centralidade para o Seixal na área Metropolitana de Lisboa, mais capacidade de trabalho, emprego, solidariedade para o concelho. Quanto ao projecto do Arco Ribeirinho Sul, já aprovado e anunciado em sede de Governo Central, Alfredo Monteiro realçou a recuperação, revitalização e resolução do passivo ambiental da Siderurgia Nacional que, tem sido uma proposta da autarquia durante os últimos anos. Neste quadro inere-se também o desenvolvimento económico, a actividade industrial, do turismo, da náutica de recreio, na Baia do Seixal, para o qual existe um vasto número de projectos, que irão criar uma grande dinâmica de desenvolvimento, de revitalização urbana, de protecção do património e de novas actividades económicas. Com vista a criar mais emprego, fortalecendo o tecido empresarial local, as micro, pequenas e médias empresas.
Questionado pelo Jornal do Seixal sobre outros grandes temas da agenda do concelho, o autarca e candidato referiu que é também sua intenção remodelar toda a área do Seixal antigo que, considera de vital importância para o comércio. A qual passa pela deslocação dos serviços municipalizados espalhados em vários edifícios da zona ribeirinha para o novo edifício municipal em adiantado estado de construção e com inauguração prevista para este ano. Os actuais espaços municipais na zona antiga serão restaurados e neles funcionarão outras actividades, existindo um conjunto de projectos em curso, para a área social, criação de empresas sociais, apoios aos deficientes, apoio ao cidadão com dificuldades, actividades turísticas, entre outras. Anunciando que no próximo dia e de Abril, ocorrerá a apresentação destes projectos.
A Área Social é outra das prioridades apontadas tendo em conta a conjuntura socioeconómica referindo que « temos de olhar em primeiro lugar para os excluídos, para aqueles que têm mais dificuldades, apostando nos jovens (…) com emprego e a sua fixação, em termos de trabalho no concelho do Seixal».
Questionado também pelo JS sobre a Ponta dos Corvos, disse ser uma área de grande qualidade, pelo que, é previsto revitalizar o que existe, pensando no turismo, incluindo as praias, tanto mais que no inicio de 2010 o concelho do Seixal deixará de poluir o Tejo, com a conclusão de todo o processo de tratamento de afluentes, em curso através da Simarsul.
Os moinhos de Maré e Centro de Estágios serão igualmente alvo de revitalização, adiantou. Pois «o plano Baia Sul integra esta área e ligará ao plano da Siderurgia, como uma zona para actividades de lazer e turismo». Fazendo parte dos mesmos planos no próximo mandato, a recuperação das praias fluviais, onde disse “há já em muitos locais, água de boa qualidade, já se apanha muito choco na Baía e o regresso dos flamingos é outro sinal”.
A preservação do património histórico e a segurança, foram outras das preocupações de Alfredo Monteiro, pelo diz que continuar a trabalhar também nesse sentido. Realçando a criação recente da Divisão Municipal da PSP e a boa articulação da autarquia com as forças de segurança.
No que se refere às eleições deste ano o candidato disse que, partirá com muita confiança, tanto pela experiência acumulada, como pelo facto de que é imprescindível assegurar a continuidade do trabalho que tem vindo a ser feito, “o qual é do reconhecimento das populações”, referiu
Bruno Santos anunciou ainda que no próximo dia 28 de Março terá lugar na Timbre Seixalense o encontro concelhio da CDU, onde serão apontadas novas etapas programáticas da criação e divulgação das propostas da CDU.

Política - Paulo Edson pede cancelamento do boletim Municipal para combate à crise

Diz uma nota enviada no mesmo dia aos órgãos de comunicação social. Pelo candidato do PSD que “o Estado Português dotou as autarquias com um conjunto de medidas, que lhe permitem gerir o orçamento, desde a possibilidade de alteração do IMI, Taxas de Derrama e outras Taxas, como a Publicidade, por exemplo. Mas que “o executivo da Câmara Municipal do Seixal, suportado pelo Partido Comunista e que se arroga de defensor dos trabalhadores, optou por não baixar nem o IMI, nem a Taxa de Derrama, prejudicando gravemente as famílias e as empresas locais”.
Ao mesmo tempo refere que a autarquia “esta semana comemora pomposamente a 500.º edição do Boletim Municipal, que custa aos munícipes mais de € 400.000,00 anuais (não incluindo os custos com pessoal) e que serve apenas “como um órgão de propaganda ao serviço da maioria absoluta que o controla”.
O PSD/Seixal vem exortar o executivo da Câmara a suspender o Boletim Municipal, com efeitos imediatos, poupando-se largos milhares de Euros, que seriam canalizados para Medidas Urgentes de Apoio às Empresas e Famílias mais carenciadas, muitas delas aplicadas já noutras câmaras municipais”.
Dando exemplos como “comparticipação em medicamentos, pagamento da vacina da gripe, sobretudo a idosos, ajuda em tratamentos e consultas, nomeadamente facilitando os transportes”; “comparticipação em passes sociais a desempregados, ou famílias com fracos recursos”; “ajudas às famílias com filhos a estudar,”; “criação de uma loja social para recolher donativos em produtos não perecíveis, recolha de roupa e alimentos para redistribuir pelos mais necessitados, descontos nas farmácias, clínicas, supermercados e comércio local, vales de alimentos de 5, 10 ou 15 euros e criação de cantinas sociais e ainda apoio financeiro ás famílias comprovadamente carenciadas no casamento e nos nascimentos”; Criar “um Banco de Recursos…a partir do Gabinete de Acção Social da autarquia”; e que deverá “implementar, a curto prazo, novas respostas sociais, como a Bolsa de Voluntariado e outros serviços como “TeleAssistência, Loja Social e o Apoio Sénior “

Política - Samuel Cruz denuncia a falta de óleo

Numa nota enviada à imprensa no passado dia 23 de Março o vereador do pelouro do consumidor e do gabinete veterinário e candidato do PS à Câmara, vem denunciar o que considera de “algo irreal que se passa nas oficinas de manutenção da Câmara Municipal do Seixal”. Referindo que “Há já algumas semanas que acabou o óleo - nas oficinas onde os veículos pertencentes à autarquia fazem as suas manutenções - encontrando-se estas em funcionamento reduzido porque, sem óleo para os motores, a tarefa afigura-se impossível”.
“Nem óleo, nem valvolina”, diz o vereador referindo que “neste momento há veículos a circular em condições que põem em causa a sua manutenção e até a segurança dos trabalhadores”. Concluindo que “O facto” revela “a falta de programação causada pela má gestão, …do executivo CDU que lidera a autarquia há mais de 34 anos”.
Na ultima sessão de Câmara o vereador Carlos Mateus esclareceu que efectivamente houve uma ruptura de toque destes consumíveis no parque auto, devido às implicações burocráticas a que obriga a nova legislação para aquisição destes materiais, mas que a viatura do pelouro do vereador socialista não fica sujeita a nenhum risco de manutenção ou de segurança se mudar o óleo dois ou três dias depois.