Política - PCP apresentou candidato à imprensa

Alfredo Monteiro é uma referência no concelho da região e por isso o melhor candidato para a CDU nas próximas eleições autárquicas, assim o afirmaram Bruno Santos e Nuno Costa, responsáveis do PCP, numa conferência de imprensa que promoveram para apresentação do candidato à comunicação social, a semana passada, no Seixal.
Com o objectivo de criar à partida uma relação de proximidade entre a candidatura e os órgãos de imprensa locais e regionais, os responsáveis do PCP, consideraram necessário formalizar esta apresentação à imprensa tendo em conta que este ano, é especial dadas as três eleições determinantes que se aproximam, sendo a escolha para cabeça de lista da CDU o culminar de um processo de mais de um ano de auscultações internas e externas do PCP. Onde Alfredo Monteiro colheu a referência de um apoio inequívoco à recandidatura para presidente de Câmara, de forma natural e unânime.

Um mandato decisivo
Com base no caminho para o desenvolvimento, dando continuidade e aprofundamento do projecto do Poder Local no concelho do Seixal, o candidato referiu alguns dos eixos centrais, como a aprovação do novo PDM cuja proposta se encontra elaborada e com o calendário apenas dependente das decisões do Governo e da CCDR e que irá em breve para discussão pública. Apontando a sua aprovação como um importante passo trará maior qualidade urbana e maior centralidade para o Seixal na área Metropolitana de Lisboa, mais capacidade de trabalho, emprego, solidariedade para o concelho. Quanto ao projecto do Arco Ribeirinho Sul, já aprovado e anunciado em sede de Governo Central, Alfredo Monteiro realçou a recuperação, revitalização e resolução do passivo ambiental da Siderurgia Nacional que, tem sido uma proposta da autarquia durante os últimos anos. Neste quadro inere-se também o desenvolvimento económico, a actividade industrial, do turismo, da náutica de recreio, na Baia do Seixal, para o qual existe um vasto número de projectos, que irão criar uma grande dinâmica de desenvolvimento, de revitalização urbana, de protecção do património e de novas actividades económicas. Com vista a criar mais emprego, fortalecendo o tecido empresarial local, as micro, pequenas e médias empresas.
Questionado pelo Jornal do Seixal sobre outros grandes temas da agenda do concelho, o autarca e candidato referiu que é também sua intenção remodelar toda a área do Seixal antigo que, considera de vital importância para o comércio. A qual passa pela deslocação dos serviços municipalizados espalhados em vários edifícios da zona ribeirinha para o novo edifício municipal em adiantado estado de construção e com inauguração prevista para este ano. Os actuais espaços municipais na zona antiga serão restaurados e neles funcionarão outras actividades, existindo um conjunto de projectos em curso, para a área social, criação de empresas sociais, apoios aos deficientes, apoio ao cidadão com dificuldades, actividades turísticas, entre outras. Anunciando que no próximo dia e de Abril, ocorrerá a apresentação destes projectos.
A Área Social é outra das prioridades apontadas tendo em conta a conjuntura socioeconómica referindo que « temos de olhar em primeiro lugar para os excluídos, para aqueles que têm mais dificuldades, apostando nos jovens (…) com emprego e a sua fixação, em termos de trabalho no concelho do Seixal».
Questionado também pelo JS sobre a Ponta dos Corvos, disse ser uma área de grande qualidade, pelo que, é previsto revitalizar o que existe, pensando no turismo, incluindo as praias, tanto mais que no inicio de 2010 o concelho do Seixal deixará de poluir o Tejo, com a conclusão de todo o processo de tratamento de afluentes, em curso através da Simarsul.
Os moinhos de Maré e Centro de Estágios serão igualmente alvo de revitalização, adiantou. Pois «o plano Baia Sul integra esta área e ligará ao plano da Siderurgia, como uma zona para actividades de lazer e turismo». Fazendo parte dos mesmos planos no próximo mandato, a recuperação das praias fluviais, onde disse “há já em muitos locais, água de boa qualidade, já se apanha muito choco na Baía e o regresso dos flamingos é outro sinal”.
A preservação do património histórico e a segurança, foram outras das preocupações de Alfredo Monteiro, pelo diz que continuar a trabalhar também nesse sentido. Realçando a criação recente da Divisão Municipal da PSP e a boa articulação da autarquia com as forças de segurança.
No que se refere às eleições deste ano o candidato disse que, partirá com muita confiança, tanto pela experiência acumulada, como pelo facto de que é imprescindível assegurar a continuidade do trabalho que tem vindo a ser feito, “o qual é do reconhecimento das populações”, referiu
Bruno Santos anunciou ainda que no próximo dia 28 de Março terá lugar na Timbre Seixalense o encontro concelhio da CDU, onde serão apontadas novas etapas programáticas da criação e divulgação das propostas da CDU.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este Blog aceita todos os comentários desde que os autores se identifiquem com nome próprio e nº do BI