Editorial JS61 - Anónimo ou invertebrado?

Classificam-se de invertebrados os seres vivos que desprovidos de coluna vertebral se movem rastejando, dos quais algumas espécies se refugiam na penumbra, para agirem sem serem detectados.
Já aqui referi noutra ocasião e a propósito de quem confundia o anonimato com a liberdade de expressão, o quanto é contrária uma coisa de outra. Quem interveio politicamente na clandestinidade sabe isso muito bem…
Vem isto tudo a propósito do período quente porque politicamente vamos passar, os métodos com que alguns preferem fazer a sua intervenção politica e a cumplicidade com que outros, não a fazendo directamente, partilham dos mesmos métodos porque, obviamente também assim lhes convém.
O pior é quando o feitiço se vira para o feiticeiro e os anónimos difamantes também se tornam difamados no anonimato. Apanhados na teia serviçalmente comprometedora do descrédito com que se ocupam a tentar descredibilizar os outros…
Efectivamente se como diz o ditado “só quem tem coluna vertebral é que pode ter dores nas costas”. Também só pode ser responsabilizado por aquilo que diz, ou escreve, quem assume identificadamente as suas afirmações.
Porque vivemos em democracia e a liberdade de expressão é-nos muito preciosa, o Jornal do Seixal, não serve de locomotiva a mercadorias de anonimato e por isso cartas, comunicados e mensagens anónimas, seja a propósito do quê e de quem forem (e temos recebido muitas, ultimamente) só têm um destino… e não servem para edição.
Seria sensato que em todos os suportes assim fosse, mas como em cada lugar, também neste sector, cada um tem a sua postura, por isso cada um move-se como consegue…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este Blog aceita todos os comentários desde que os autores se identifiquem com nome próprio e nº do BI