Fórum da quinzena: Mês da Juventude

Remonta a 28 de Março de 1947, o dia que deu origem a que nesta data se comemore o Dia Mundial da Juventude.
Há 62 anos jovens de vários pontos do Mundo juntavam-se em iniciativas de luta pela Paz e assim aconteceu também em Portugal. Numa iniciativa organizada pelo MUD Juvenil ( Movimento de Unidade Democrática Juvenil), jovens portugueses promoveram um acampamento em Bela Mandil (Olhão) para comemorar a semana da juventude.
Em plena ditadura fascista a iniciativa foi prontamente reprimida pela PIDE que prendeu vários jovens, entre os quais se incluíam dirigentes nacionais dessa organização anti-fascista. Seguiram-se fortes protestos juvenis exigindo a libertação imediata dos jovens detidos. A pressão juvenil e popular que se seguiu obrigou o poder a recuar e viu-se obrigado a libertar os jovens detidos.
A Assembleia-Geral das Nações Unidas em 17 de Dezembro de 1999, na sua Resolução nº54/120, endossou a recomendação feita pela Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude (Lisboa 8-12 de Agosto de 1998) que, declarou o dia 12 de Agosto como o Dia Internacional da Juventude, tendo incentivado que se organizassem actividades públicas informativas, no sentido de apoiar este Dia, para melhor promover o conhecimento do Programa Mundial da Acção para a Juventude no ano 2000 e vindouros, adoptado pela Assembleia-Geral em 1995.Uma questão que não tem sido pacifica, á qual não é alheio o simbolismo que se quer atribuir ao dia e suas comemorações, por isso algumas autarquias e intituições no País marcam o dia 12 de Agosto com um conjunto de descontos, beneces e algumas iniciativas para a Juventude. Enquanto que para os sectores da esquerda têm preferido afirmar o Dia da 28 de Março como dia da Juventude, associado à luta pela liberdade, democracia e irreverência da Juventude.
Outra data marcante em Março é o dia do Estudante, decretado em 1987 pela Assembleia da República Portuguesa, o Dia 24 de Março como o Dia do Estudante.
Este reporta à luta estudantil quando no dia 25 de Novembro de 1961 se realizou uma manifestação contra a guerra colonial, onde participaram milhares de estudantes. Nesta manifestação vários estudantes foram presos.
Em contraposição, em 1962 é realizado em Coimbra o primeiro Encontro de Associações de Estudantes, no qual se aprova o dia 24 de Março, como dia de luta e comemoração para os Estudantes.
Também nesse ano, em Lisboa, os estudantes se concentram dentro da cantina da Cidade Universitária, como forma de protesto contra a repressão e exigindo a libertação dos estudantes presos. O governo da ditadura reage com o envio da polícia para reprimir a acção e são vários os estudantes espancados e presos. Em resposta a esta ofensiva declara-se luto académico e greve às aulas. Era na ocasião Ministro da Educação, o historiador José Hermano Saraiva e Marcelo Caetano Ministro do Interior, governava Salazar.
Da memória das lutas estudantis e da Juventude, hoje já pouco se fala, mas a maioria das autarquias adoptaram o mês de Março como mês dedicado á Juventude e com maior ou menor dimensão se organizam em Março, semanas da Juventude, Quinzenas da Juventude, ou Março Jovem, como é o caso do Seixal.
Deixe a sua opinião sobre a situação actual da Juventude em Portugal e no Mundo.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog e pelo novo design do Jornal sempre que puder vou passar por cá.

    ResponderEliminar
  2. Aos responsáveis do "Jornal do Seixal", do qual sou colaborador desde a primeira hora, quero deixar uma palavra de felicitações pelo blogue, pelo seu grafismo e pelo dinamismo que parece que vai possuir.

    Vindo de um órgão de comunicação social local, espera-se isenção, e equidade nas sua apreciações.

    Sem embargo da nova linha editorial que aparentemente existe neste jornal, a qual é perfeitamente respeitável, desde que assumida, como outros o devem fazer igualmente, tenho o director do jornal por uma pessoa que, na hora certa, privilegiará a isenção jornalistica, em detrimento de outros interesses.

    Boa sorte.

    ResponderEliminar
  3. Boas.

    1) Os parabéns pelo trabalho desenvolvido pelo jornal - certos caminhos são difíceis mas alguém tem de os fazer.

    2) Aproveitamos a ocasião para saber qual é na opinião dos representantes sobre quais as propostas políticas para a área da Juventude - que ideias os políticos do Seixal têm para os jovens do Seixal. Como os políticos dos diferentes quadrantes políticos encaram as organizações juvenis?

    Nuno Carvalho pela Rato - ADCC
    www.rato-adcc.pt

    ResponderEliminar

Este Blog aceita todos os comentários desde que os autores se identifiquem com nome próprio e nº do BI