Ricardo Ribeiro novo Presidente dos Bombeiros da Amora


Envolto nalguma polémica esteve todo o processo eleitoral e ao Jornal do Seixal foi confirmado a tomada de posse dos novos órgãos sociais dos Bombeiro Voluntários da Amora, numa sessão marcada pelo presidente da Mesa da Assembleia que teve lugar 9 de Abril às 12 horas.

O histórico revela que ao acto eleitoral do passado dia 29 de Março, concorreram duas listas: Lista A encabeçada pela actual presidente da direcção, Lúcia Soares e segundo JS conseguiu apurar em comentários na corporação, apoiada pelo segundo comandante, uma parte dos efectivos bombeiros, presidente da Junta de Freguesia da Amora e Presidente da Câmara Municipal, comentando-se por isso de “afecta ao PCP”; A lista B encabeçada por Ricardo Ribeiro e que integra, Costa Velho, José Arada, Manuel Matias, Conceição Lousada e outros militantes destacados do PS e afectos à APA Associação Progresso da Amora, e fundadores da Associação dos Bombeiros da Amora, comentando-se por isso de “afecta ao PS”.
No veredicto das ultimas eleições o resultado apresentado da votação expressa: 1106 votos na lista B e 1049 votos na lista A.
Aparentemente um resultado que não teria grandes dúvidas, mas pela lista A e através do sócio advogado e também nosso colaborador colunista, Paulo Silva (da bancada AM do PCP), são apontadas várias irregularidades. Segundo os mesmos susceptíveis de impugnação uma vez que subvertem o resultado, pois o caderno eleitoral foi levado da sede nessa noite e foi detectada uma falha de 10 votos e há falta de legitimidade na atribuição de 10 votos aos sócios mais antigos, uma vez que essa deliberação foi tomada em assembleia, mas não foi devidamente registada notarialmente.
Para além deste hipotético diferencial de 10 votos entre os contados nas urnas e descarregados no caderno, sobre o qual os membros da lista B argumentam que a acta com o resultado foi devidamente assinada pelo presidente e representantes das listas. A questão dos cinco ou dos dez é que pode tornar-se mais duvidosa. No quadro de um associado um voto, o resultado foi: 203 sócios votaram na lista A; 131 sócios votaram na lista B.
Trata-se por isso de uma derrota que os apoiantes da lista A não querem aceitar tanto mais que subverte o resultado de uma pessoa um voto, argumentando por seu turno os membros da lista B que essa decisão já havia sido tomada antes.
Está marcada uma assembleia geral para o próximo dia 18 de Abril, pedida por 40 sócios afectos à lista A, mas que irá ser dirigida já pelo novo presidente da mesa Manuel Matias. Os concorrentes da lista A, apontam recurso ao tribunal para impugnação e este será um fogo interno que envolverá os Bombeiros da Amora, ainda por algum tempo, em aturadas operações de rescaldo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este Blog aceita todos os comentários desde que os autores se identifiquem com nome próprio e nº do BI